MÚSICA - APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO
A música está decididamente inserida no cotidiano escolar.Ainda mais viva no universo infantil.O que pode nos ajudar como educadoras a desenvolver a criatividade associada ao movimento.
A música está decididamente inserida no cotidiano escolar.Ainda mais viva no universo infantil.O que pode nos ajudar como educadoras a desenvolver a criatividade associada ao movimento.
Quem trabalha na educação infantil não pode abrir mão dos jogos musicais,das rodas cantadas,enfim, da música na pratica pedagogica diária e é muito utilizada como fator lúdico e expressivo.
Uma de nossas primeiras inteligencias é a musical,já que, quando nascemos descobrimos primeiramente os sons do ambiente, a voz do pai, da mãe e dos irmãos quando os há.
Oportunizar ouvir uma variedade músical,não oferecer apenas músicas de roda,senão nos afastamos da realidade das crianças que atualmente escutam outras músicas.Embora precisamos ter bom senso pois,muitos sucessos da mídia as vezes,posui temas ou letras inadequadas.Muitas cantam letras que dizem ouvir com os pais no aparelho celular.As TICS podem hoje proporcionar essa experiência.Dependendo da maneira como o compositor o intérprete, ou ate o ouvinte estabelecem as relações entre os elementos formadores do som,a composição terá resultados diferentes, assumirá determinado caráter e provocará reações diversas nos ouvintes.Algumas vezes, essa reação é a que o compositor desejou, outras vezes não.Como professores precisamos saber trabalhar isso, para que os alunos possam ou não gostar de determinadas músicas de forma crítica e consciente, pois o mais importante não é que a criança goste ou não de cantigas de roda,òpera ou rock, mas que ela conheça os princípios de composição de cada forma músical,seu papel na história da música, sua intenção e, mesmo que não goste da música, compreenda-a como expressão da realidade humana.